CATÁLOGOS

Corpos em Tensão:

Masculinidades em Perspectiva


A exposição "Corpos em Tensão" propõe um mergulho nas complexas construções sociais e culturais em torno da masculinidade, através do olhar de três artistas homens que, a partir de diferentes vivências e linguagens, questionam estereótipos, papéis de gênero e as expectativas impostas sobre o corpo masculino. A expografia busca criar um diálogo entre as obras, evidenciando as tensões e contradições presentes na experiência masculina contemporânea.

CATÁLOGO

ADALGISA CAMPOS


Adalgisa Campos é artista visual, nascida em São Paulo em 1971. Graduada em Arquitetura pela FAU/USP em 1993 e pós-graduada em Pesquisa Cromática pela École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs (Paris) em 1996, cursou artes visuais na Universidade de Paris VIII entre 1997 e 1998 e obteve em 2012 o mestrado em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Desenvolve, ao longo dos últimos 20 anos, trabalhos em que o desenho constitui o eixo estrutural.

CATÁLOGO

ALE TELLES


Ale (Alessandro Telles, Rio de Janeiro, Brasil) é um artista plástico que atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil. Depois de 16 anos como designer, decidiu dedicar-se à arte em 2020.

CATÁLOGO

ARTUR RIOS


O artista visual Artur Rios, natural de Salvador, Bahia, desenvolve uma produção pictórica que se debruça sobre a imagem do animal, explorando tanto sua literalidade quanto suas ricas camadas de simbolismo. Em suas obras, o animal não é apenas uma representação figurativa, mas um veículo para investigar questões mais profundas sobre a natureza, a existência e a relação entre o ser humano e o mundo natural.

CATÁLOGO

BRUNØVAES


Brunøvaes trabalha entre artes visuais, poesia e educação.
Tem licenciatura em Arte pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, especialização em Artes Visuais pela UNESP e é bolsista CAPES no Mestrado em Poéticas Visuais da ECA-USP.

CATÁLOGO

DOUGLAS REIS


Douglas Reis é um artista visual brasileiro interessado nas dinâmicas cotidianas e ordinárias de um Brasil interiorano.

Em sua obra, investiga símbolos e elementos que compõe o imaginário popular desse cenário utilizando da pintura para compor diálogos entre memórias afetivas - individuais e coletivas - e a ambiguidade de seus atravessamentos.

Sua obra é fundamentada em uma pesquisa visual que inclui fotografias de álbuns de família, provenientes tanto de seu acervo pessoal quanto de fontes digitais, além de fotografias de rua e desenhos de observação, traçando um paralelo entre a imagem de objetos comuns e a disputa de seus significados na vida cotidiana.

CATÁLOGO

JORGE SOUZA


Com formação acadêmica em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Vale do Ipojuca, Jorge começa a trajetória como artista participando de exposições no Museu do Estado de Pernambuco, em 2018. Suas obras tratam de observações do cotidiano, desenvolvendo símbolos e signos que dialogam com sentimentos e questionamentos acerca da realidade passageira dos momentos que vivenciamos diariamente. Em 2024, expõe pela Arrecife Galeria do Rio de Janeiro na ART-PE de Pernambuco.

CATÁLOGO

karla Melani


Artista visual, desenvolve projetos de criação com escanografia, fotografia e vídeo. Doutora em Artes Visuais pela UFBA (2021), utiliza o conceito antropológico de imagem em seu processo poético e na última década dedicou sua pesquisa à criação de imagens escanográficas, inspirada na flora e fauna brasileira.

CATÁLOGO

Marcio Marianno


Nascido em 1978, em SP

É artista visual e professor de pintura a óleo, com residência e ateliê no centro de São Paulo. Além de sua prática artística, dá aulas de pintura a óleo em seu ateliê e em algumas unidades do Sesc.

No início de sua trajetória, Marianno focou na centralização da pessoa negra em suas obras, frequentemente utilizando sua própria imagem para representar, de forma poética, ações e situações observadas em seu cotidiano.

CATÁLOGO

Martinho Patrício


Martinho Patrício (João Pessoa, Paraíba, 1964) é um artista visual cuja obra singular se distingue pela predominância do tecido como suporte expressivo. Graduado em educação artística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em sua cidade natal, Martinho desenvolve uma pesquisa conceitual rica e evocativa.

CATÁLOGO

GINA DINUCCI


Gina Dinucci, artista e educadora paulistana, nascida em 1973, tece em sua obra uma complexa rede de reflexões sobre memória, relações humanas, dinâmicas urbanas e políticas.

CATÁLOGO

FENANDO AUGUSTO


Fernando Augusto dos Santos Neto
Itanhém, BA, 1960. Vive e trabalha em Vitória, ES.

Artista visual cuja obra se estrutura a partir do desenho, Fernando Augusto dos Santos Neto investiga o cotidiano, as relações interpessoais, a tradição artística e a cultura brasileira. Transitando entre o desenho, a fotografia e a literatura, realiza interferências em livros, catálogos e cria livros de artista, ampliando os limites do campo visual.

CATÁLOGO